SCREEN4EDUCATION AT HOME

O projeto screen4edu visa inserir no mercado um inovador modelo de serviços digitais de apoio às necessidades do universo educativo, face à nova realidade social.

Procuramos suprimir duas lacunas:

  • Comunicação entre ESCOLA vs FAMÍLIAS/ALUNOS;

  • Tutoria cognitiva e apoio ao estudo, com vista ao reforço da proficiência pedagógica do aluno.

SOBRE O PROJETO

O projeto foi desenvolvido para atuar no âmbito do ensino básico, secundário, universitário e profissional, propondo um modelo de resposta inovador, para a remição de problemas deste universo educativo, concretamente:

  • Na troca e gestão de comunicação entre professor e encarregado de educação/alunos;

  • Na tutoria cognitiva e apoio ao estudo.

Para ajudar a colmatar estes problemas, disponibilizamos:

✓ Uma caderneta do aluno em versão digital;

✓ Tutoria congnitiva e apoio ao estudo, através dos Centros de Apoio Cognitivo (CAC).

1/2

OBJETIVO

Funciona através de duas App´s para smartphones:

A App Cadernenta do Aluno providencia uma ferramenta atual de registo da comunicação entre professor, aluno e encarregado de educação.

Cada professor terá acesso, na sua App, às funcionalidades de apoio a cada um dos seus alunos, assim como aos EE´s e aos outros professores.

Usando os TPC’s, como instrumento de desafio e avaliação informal: potencializa-se a consolidação da aprendizagem dos conteúdos educativos, assim como, a entrega de informação relevante aos professores, alunos e aos encarregados de educação, com o objetivo da melhoria do desempenho escolar.

APP CADERNETA DO ALUNO

Estas funcionalidades são disponibilizadas a todos os EE´s e alunos, compatíveis e complementares com outros meios educativos digitais usados.
 

A App Caderneta do Aluno proporciona uma comunicação mais fluida e eficaz entre professores, alunos e encarregados de educação. 

  • Troca de recados entre professores, EE´s e alunos, com as respetivas notificações de recebimento, leitura e envio;

  • Marcação de fichas e trabalhos de casa;

  • Agendamento de reuniões, com registo dos dias e horas disponíveis em que o professor pode fazer o atendimento;

  • Histórico de trabalhos de casa;

  • Histórico de fichas de avaliação e respetiva cotação.

ASPETOS PRINCIPAIS DA CADERNETA DO ALUNO

  • Providencia uma ferramenta atual de registo da comunicação entre professor, aluno e encarregado de educação;.

  • Utiliza TPC´s e conteúdos/matéria relevante, como momento de avaliação informal, enquanto estratégia de aprendizagem;

  • Analisa o nível de proficiência dos alunos;

  • Entrega informações relevantes sobre desempenho dos alunos;

  • Cria e entrega exercícios específicos para colmatar as dificuldades encontradas.

APP PROFESSOR

A App Professor tem total controlo sobre toda a informação e níveis de acesso concedidos aos EE´s e alunos.

Para facilitar o trabalho dos professores, e aumentar os níveis de segurança de proteção dos dados, o ecossistema pode ter pré-carregadas as bases de dados, com informação de registo dos alunos, EE´s e professores.

ASPETOS PRINCIPAIS DA APP PROFESSOR

  • O controlo é realizado a partir da App do professor titular/diretor de turma que autoriza os restantes professores, alunos e EE´s.

  • Cada professor terá acesso, na sua App, às funcionalidades de apoio a cada um dos seus alunos, assim como aos EE´s e aos outros professores.

Comunicação mais fluida e eficaz entre professores, alunos e encarregados de educação

Total controlo sobre toda a informação e níveis de acesso concedidos aos EE´s e alunos.

ECOSSISTEMA DA PLATAFORMA

DE APOIO EDUCATIVO SCREEN4EDU

CAC - Centro de Apoio Cognitivo

Ambiente digital que integra as boas práticas tecnológicas e proporciona melhorias nos resultados educativos.

Usabilidade tecnológica a serviço das práticas educativas estabelecidas, no dia a dia das escolas e famílias.

ECOSSISTEMA SCREEN4EDU

Os Centros de Apoio Cognitivo e Recursos Pedagógicos são instalados nas ESE’s e Universidades, através de protocolo celebrado.

Existe um help desk onde estão os recursos informáticos e humanos para dar resposta às solicitações dos utilizadores (EE´s, Alunos e Professores).

Ou seja, estes CAC`s são responsáveis pela gestão de dados, informações e conteúdos pedagógicos, assim como em dar apoio às necessidades dos utilizadores: Professores, alunos e EE´s.

Do resultado obtido, a inteligência do ecossistema efetua relatórios da proficiência do aluno e disponibiliza informações para a geração de exercícios de reforço, face às dificuldades identificadas, quando solicitado, através da funcionalidade “Apoio ao Estudo” disponibilizada na App.

  • Correção dos TPC`s/avaliação informal;

  • Exercícios de apoio;

  • Relatórios de análise de conhecimentos.

E é aqui que é prestado todo este serviço quando solicitado.

As duas App´s servem também de ferramenta incoming/outcoming do ecossistema, na entrega dos resultados:

A geração de dados, resultantes dos fluxos de correções/avaliações, é o fator que gera a diferenciação do ecossistema. Porquê? Acompanhe a sequência seguinte!

TUTORIA COGNITIVA

Usando a correção de TPC´s e exercícios de matéria relevante, como avaliação informal

Os professores têm acesso à ferramenta web do CAC, para proceder à correção, avaliação e análise dos resultados dos alunos.

Neste espaço, os professores podem gerir e configurar os critérios de correção e classificação das disciplinas

Acesso à área de correção e avaliação do CAC, no ecossistema. 

É feita automaticamente através das credenciais usadas no perfil da App Professor. Desta forma, reforça-se no CAC a segurança e a comodidade para os seus utilizadores / professores.

...o professor efetua, de forma rápida toda a correção.

Tendo sempre como base, os critérios de avaliação definidos oficialmente, no final da correção, o professor tem a possibilidade de acrescentar ou modificar esses critérios,

Após a configuração do perfil de correção, a inteligência do sistema torna simples e rápida a correção.

Com um simples clique na opção: “certo, errado, ou incompleto” ...

Através de métricas comuns às usadas para avaliar oficialmente os alunos, usando os exercícios de TPC´s, como momento de recolha e avaliação dos seus níveis de proficiência, o Screen4Edu consegue garantir que:

✓ Se conhecem as dificuldades que cada aluno apresenta face a todos os momentos do ano letivo;

✓ Os professores, alunos e encarregados de educação são informados dessas dificuldades, e querendo, podem intervir no reforço dessas competências, solicitando exercícios na App.

MERCADO ALVO

Plataforma de comunicação e apoio ao estudo, entre professores e alunos, em período de ensino à distância face ao isolamento social.

PÚBLICO ALVO

Encarregados de Educação, alunos e Professores do ensino, básico secundário, universitário e profissional.

BREVEMENTE EM:

  • Facebook
  • LinkedIn ícone social